Menu

Blog

 01set 

Whirlpool recebe Prêmio Fritz Müller de Gestão Ambiental

 

Governo de Santa Catarina reconhece a iniciativa da empresa de utilização de tecnologia nanocerâmico que traz benefícios ambientais  

A Whirlpool, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, recebe o Prêmio Fritz Müller, conferido pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Estado – FATMA. A premiação foi concedida pelas ações da companhia de pré-tratamento de metais por meio da tecnologia nanocerâmico, que se refletem diretamente na qualidade de vida da população no município de Joinville, onde mantém uma de suas maiores fábricas de refrigeração no mundo. 

Com o intuito de contribuir para a sustentabilidade por meio de tecnologias de produção mais limpa, a empresa optou pelo uso de materiais nanocerâmicos para pré-tratamento de chapas metálicas utilizadas nos eletrodomésticos de marcas Brastemp e Consul. O processo anterior necessitava de elevado consumo de água e produtos químicos, o que gerava uma significativa quantidade de efluentes para tratamento. O teor de nutrientes em excesso nos efluentes causa um impacto ambiental conhecido como eutrofização, que desequilibra a vida existente nos corpos d’água que o recebem. 

Com a tecnologia nanocerâmico, as nanopartículas formam uma camada de alta densidade, livre de fosfatos. Esta tecnologia traz benefícios ambientais importantes como maior ecoeficiência, reduzindo consumos de água e energia e também a geração de resíduos sólidos. Além disso, o efluente gerado é praticamente isento de fósforo e nitrogênio. 

“Este prêmio é o reconhecimento pelas iniciativas de nossa empresa na unidade de Joinville, pela gestão e investimento em tecnologias que contribuem para o desenvolvimento sustentável. O sucesso dessa mudança tecnológica foi possível graças à aplicação dos conceitos de produção mais limpa e da longa e necessária fase de planejamento e testes”, afirma Paulo Vodianitskaia, assessor de meio ambiente. 

Aprimorando a gestão ambiental 

A Visão de Sustentabilidade da Whirlpool, com base conceitual do The Natural Step,  considera um futuro com neutralidade de emissões de carbono, sem substâncias restritas, resíduos ou desperdícios. Além disso, a Whirlpool contribui para a eqüidade social e a segurança. 

A Whirlpool concentra esforços na consolidação do respeito ao meio ambiente, como parte da cultura da organização, tornando mais rigoroso o monitoramento dos processos e motivando os funcionários a aderirem aos conceitos de sustentabilidade. 

Como parte dessas ações, a empresa mantém programas como o Gaia, uma iniciativa única que recolhe, na casa do consumidor, as embalagens dos produtos Brastemp e Consul, vendidos no sistema porta-a-porta. Somente de janeiro até o momento foram 10,29 toneladas. Em cinco anos de projeto, foram mais de 88 toneladas entre papelão, plástico e isopor. Com essa atitude a empresa ajudou a preservar mais de 450 m² de floresta, cerca de 260 mil litros de água e acima de 75 mil litros de petróleo. 

Já o Projeto Ozônio é relacionado ao recolhimento dos gases dos refrigeradores, freezeres e condicionadores de ar antigos, como o CFC, e à escolha das empresas credenciadas de reciclagem e destinação final, que passam por rigorosa verificação com relação ao cumprimento dos requisitos legais. A empresa já recolheu mais de 14 toneladas de gases refrigerantes desde 2003. Mesmo com o crescimento da produção da linha de refrigeradores entre 1998 e 2007, a empresa reduziu a emissão de gases efeito estufa no Brasil em 48% no período, o que equivale ao plantio de 11 milhões de árvores.

No final do ano passado, a empresa assumiu também o compromisso global de redução de 6,6% na emissão de gases efeito estufa até 2012, período em que a produção deverá aumentar 17%. Esta meta significa, aproximadamente, o CO2 absorvido por dois terços da Mata Atlântica remanescente no Estado de São Paulo e está associada à possível obtenção de créditos de carbono. 

Sobre a Whirlpool S.A.  

Subsidiária da Whirlpool Corporation, maior fabricante mundial de eletrodomésticos, a Whirlpool S.A. atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid. 

A empresa possui três Centros de Tecnologia de onde saem projetos inovadores em cocção, refrigeração e lavanderia, exportados para mais de 30 países. Até fevereiro de 2008, a Whirlpool registrou 721 pedidos de patentes, no Brasil e no exterior, e está em 4º lugar no ranking dos 50 maiores depositantes de pedido de patentes no Brasil, publicado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 

Formada a partir da reorganização societária da Multibrás S.A. Eletrodomésticos, efetivada em 1º de maio de 2006, a Whirlpool S.A. tem faturamento de mais de R$ 6 bilhões em 2007 e mais de 22 mil colaboradores. Está entre as 50 maiores empresas do Brasil, bem como entre as 40 maiores exportadoras do País. Tem três unidades fabris, localizadas em Joinville/SC, Rio Claro/SP e Manaus/AM. 

Para mais informações:

Assessoria de Imprensa em Joinville
Guilherme Diefenthaeler
Tel.  (47) 3455-1395 

CDN – Companhia de Notícias
Sandra Polo- sandra-polo@cdn.com.br  –  (11) 3643-2821 
Juliana Souza – juliana.souza@cdn.com.br –  (11) 3643-2753 

 

Comentários (0)