Menu

Blog

06jun 

Artrite: inflamação da articulação pode ter causas diversas

A inflamação de uma articulação, a denominada artrite, pode ser ocasionada por diversos fatores. Quem explica é Emílio Weingraber, médico reumatologista que integra o corpo clínico do Hospital Dona Helena, localizado em Joinville (SC). “Entre eles, estão trauma (como bater o joelho em uma queda, por exemplo), infecções por bactérias, vírus e fungos, alguns tipos de câncer e doenças reumatológicas (como artrite reumatoide, artrite psoriática, espondiloartrites, gota, lúpus, entre outras)”, aponta o médico, que ministrou, no final de maio,  uma palestra sobre o tema em reunião clínica do hospital.

Segundo o especialista, em geral, o paciente com artrite sente inchaço, dor e dificuldade para movimentar as articulações acometidas. Dependendo da causa, pode também ocorrer aumento da temperatura e vermelhidão. “Artrites causadas por infecções bacterianas e algumas doenças reumatológicas podem ocasionar deformidades irreversíveis nas articulações acometidas. A maioria das doenças reumatológicas que causa artrite também aumenta o risco de infarto e AVC”, adverte.

Os fatores de riscos também são diversos. “Depende da doença que a estiver causando. Por exemplo, pacientes fumantes e com problemas dentários têm uma chance maior de desenvolver um quadro de artrite reumatoide mais grave”, explica Emílio. A artrite reumatoide é uma doença de origem autoimune marcada pela destruição progressiva de uma membrana que recobre as articulações. Estima-se que 2 milhões de brasileiros sejam afetados por essa condição.

O diagnóstico da artrite é feito somente com o exame físico realizado pelo médico. Para definir a causa, o profissional pode pedir diversos exames de sangue e de imagem. A prevenção e tratamento dependem do que a ocasiona. “Câncer e infecções podem ser prevenidos com hábitos alimentares saudáveis, exercícios, evitar cigarro, bebidas e drogas e uso de preservativo nas relações sexuais”, evidencia o reumatologista. “Já o tratamento para artrite pode variar de antibióticos para infecções bacterianas até medicamentos imunossupressores em doenças reumatológicas. Algumas causas, como as infecções virais, bacterianas e câncer podem ter cura. Nos demais casos, o tratamento tem por objetivo controlar a inflamação e evitar deformidades no futuro.”

29mai 

Abertas as inscrições para o prêmio que promove influenciadores digitais de Joinville e região

Eles atuam em inúmeros segmentos e se transformaram em um fenômeno de mídia e vendas. Hoje em dia, estratégias de negócio e relacionamento com o público não podem prescindir dos chamados influenciadores digitais. O Prêmio Influensee.me, lançado no mês de abril, tem por objetivo valorizar o trabalho desses novos profissionais que usam o meio digital para empreender, criar negócios e influenciar seguidores. As inscrições para os interessados em participar da iniciativa foram abertas na segunda-feira, 27, e prosseguem até 14 de junho, sempre pelo site www.influensee.me. Já o período para votação popular vai de 15 a 30 de junho, e o evento de premiação está marcado para 3 de julho, na Expoville. Um júri técnico formado por jornalista, social media e digital influencer estará encarregado da avaliação final.

Os influenciadores digitais deverão se inscrever em apenas uma das cinco categorias abertas: conhecimento e curiosidades, cultura e entretenimento, eco, lifestyle, saúde e bem-estar. O propósito, segundo os idealizadores, é tornar Joinville uma referência no campo da influência digital e, ao mesmo tempo, aproximar influenciadores, fãs e marcas. A iniciativa é das empresas Karam Eventos, especializada em eventos sociais e corporativos, OK Eventos, responsável pela administração do Parque Expoville Atividades, e Voük Comunicação.

A participação é aberta a youtubers, instagrammers e blogueiros que se destacam por sua influência na mídia digital, em âmbito regional. Eliane Karam, proprietária da Karam Eventos, revela ter ficado surpresa com a grande quantidade de influenciadores atuando na Região Norte de Santa Catarina, como também com a qualidade de conteúdo desses profissionais: “Joinville tem um potencial de influencers que merecem ter seu trabalho destacado. O prêmio chega para valorizar esse trabalho e incentivar a formação de muitos outros profissionais”.

“A internet mudou radicalmente a forma como as pessoas consomem publicidade. Nesse cenário, os influencers se tornaram uma das tendências da comunicação mundial. É um marketing que representa a ponte entre as marcas e seus clientes porque são pessoas nas quais os consumidores mais confiam e respeitam”, explica Gabriel Krieger, sócio-proprietário da Voük Comunicação.

27mai 

Demanda por síndicos profissionais é crescente

A gestão de um condomínio, residencial ou comercial, é atividade mais complicada do que muita gente pensa. Não por acaso, vem crescendo a demanda por profissionais mais experientes para dar conta do recado de maneira eficaz. “Além de aumentar a segurança do condomínio, por meio de uma gestão otimizada, um profissional qualificado melhora os aspectos físicos e estruturais do empreendimento e proporciona maior comodidade, o que eleva o valor do imóvel”, aponta Ricardo Karpat, diretor da consultoria Gábor RH, de São Paulo, atuante no segmento de condomínios.

Em Joinville, com o aquecimento da construção civil, além de empresas especializadas, há um número cada vez maior de profissionais autônomos prestando atenção no ramo de condomínios. É o caso de Marcus Bohn, que administra há cinco anos o prédio onde mora, na Zona Norte da cidade, e resolveu diversificar sua atuação, apostando no perfil de síndico profissional. Oferece atendimento personalizado para a gestão de condomínios, com plantão emergencial, visitas programadas e disponibilidade sete dias por semana, reunindo uma rede de parceiros e fornecedores de confiança para manutenções, benfeitorias e serviços gerais. “Cuidar do patrimônio das pessoas exige dedicação e seriedade, e é o que queremos propor ao mercado”, resume Marcus.

 

23mai 

Caminhada da Família é principal atração de semana especial para o público

Em alusão ao Dia Internacional da Família, comemorado no dia 15 de maio, o Hospital Dona Helena celebra a data com uma programação especial para o público de Joinville (SC). A semana será repleta de atividades saudáveis para crianças e adultos, incluindo a Caminhada da Família, no domingo, 26. O evento acontece na loja de artigos esportivos Decathlon (Rua XV de Novembro, nº 2805, bairro Glória). Trata-se de uma parceria do Dona Helena com o Hospital Sadalla Amin Ghanem, Sociesc, Agemed, Rádio Globo Joinville e NSC TV.

A Caminhada da Família acontece às 9h30. A manhã do domingo também contará com diversas atrações, incluindo disponibilização de brinquedos para crianças e food trucks. No local, haverá uma tenda especial do hospital. Além da aferição da pressão arterial, profissionais irão oferecer serviços como dicas e receitas funcionais, teste de glicemia capilar e bioimpedância. Também haverá distribuição de brindes e balões para as crianças.

“É um ótimo momento para reunir a família em prol da saúde e bem-estar, aliando diversão e prevenção. Toda a comunidade está convidada para participar”, convida Gizele Leivas, coordenadora de Comunicação e Marketing do Hospital Dona Helena. A entrada é gratuita, com contribuição voluntária de 1kg de alimento não perecível.

Workshops

Durante a semana, uma das atrações gratuitas promovidas pelo hospital é o workshop “Cinco coisas de que você precisa saber sobre atividade física”, ministrado pelo médico cardiologista Bruno Penha. O seminário acontece na quarta-feira, dia 23, às 19h. No dia 25, das 10h às 18h30, Edilson Laranjeira, técnico de enfermagem do Hospital Dona Helena, irá realizar aferição de pressão arterial do público presente.

23mai 

Ciser é destaque em três categorias no NEI Top Five

Mais uma vez, a Ciser se consagra como o fornecedor mais lembrado na Pesquisa Nacional de Preferência de Marca de Produtos Industriais, conhecida como NEI Top Five. Iniciativa da Revista NEI, tradicional publicação voltada ao profissional da indústria, o ranking apresenta as marcas eleitas pelo mercado industrial em 411 categorias de produtos, conforme indicação feita pelos próprios especificadores e compradores de empresas.

Na 35ª edição desse levantamento, a Ciser é a primeira colocada em duas categorias, elementos de fixação e parafusos, figurando na segunda posição em se tratando de rebites. Os dados foram colhidos entre junho e outubro de 2018, e o certificado foi recebido no início de maio.

O Sistema NEI é uma das mais consagradas ferramentas de localização de fornecedores, utilizado por especificadores e compradores de todos os segmentos industriais. Dividido em dezenas de categorias, o NEI relaciona empresas que oferecem produtos e serviços e podem se cadastrar gratuitamente.
Uma vez por ano, os leitores do NEI são consultados sobre as melhores marcas em cada uma das categorias. Com base nos resultados, o sistema cria seu Top Five, que serve como uma grande vitrine para os melhores fornecedores do Brasil. Mais informações no site www.nei.com.br.