Menu

Blog

25jul 

Cuidados com a saúde na terceira idade

Diz a sabedoria popular que cuidar dos netos é mais prazeroso do que cuidar dos filhos. As responsabilidades com educação são menores, os mimos são maiores e a rotina é mais flexível. Celebrado no dia 26 de julho, o Dia dos Avós é um bom momento para lembrar que, independente da idade, ter saúde e bem-estar para acompanhar de perto o ritmo dos pequenos é o melhor investimento que os avós podem fazer. João Roberto Maia, geriatra do Hospital Dona Helena, explica que uma série de fatores influencia na melhora da qualidade de vida: “As doenças das quais padecemos estão relacionadas ao nosso modo de viver, hábitos nutricionais e atividades físicas praticadas”.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

(IBGE), Santa Catarina tem a maior expectativa de vida do país, de 78,7 anos. O Estado também lidera o ranking tanto para os homens (75,4 anos) quanto para as mulheres

(82,1 anos). De acordo com o médico, os números são um reflexo de uma série de medidas sanitárias adotadas ao longo dos anos. “Água tratada, redes de esgoto e vacinas permitiram que muitos de nós sobrevivêssemos a uma infância que antes era difícil. A mortalidade infantil era muito elevada, principalmente, pela falta do saneamento básico. Esse cenário, alinhado ao crescimento econômico e melhor distribuição de renda e a ampliação do conhecimento médico das doenças especificas permitiu que as pessoas passassem a viver mais”, afirma.

Dentre as doenças mais comuns na terceira idade, o geriatra cita o diabetes, hipertensão, demências, mal de Parkinson, depressão e osteoporose. “A prevenção está relacionada com os hábitos de vida, local de moradia, nível de escolaridade e econômico. O consumo de álcool e cigarro é determinante para o agravo da saúde. É importante perceber que não adianta apenas melhorar a expectativa de vida, é preciso melhorar a qualidade. Viver sem qualidade não tem sentido”, ressalta.

Origem da data

O Dia dos Avós é celebrado no dia 26 de julho, data escolhida pelo papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim. Ambos foram canonizados no século XVI pelo papa Gregório VIII por serem pais da mãe de Cristo e por terem-na concebido, segundo a tradição cristã, mediante ação milagrosa, já que o casal, à época, era considerado estéril.

21jul 

Joinville: equipe de atletismo compete nos Joguinhos Abertos de SC

A partir deste sábado, dia 22, a cidade de Caçador, no Meio-Oeste Catarinense, sedia mais uma edição do Joguinhos Abertos de Santa Catarina, evento que se estende até o dia 29 de julho. O atletismo joinvilense será representado pela equipe Rôgga/Corville/Sesporte, composta por 36 atletas e 5 técnicos. A delegação viaja na próxima segunda-feira (24) para o município – as disputas do atletismo ocorrem nos dias 24, 25 e 26.

Para a comissão técnica, o maior desafio é a manutenção dos resultados alcançados em 2016, ano em que a equipe se sagrou campeã no naipe feminino e foi vice-campeã no masculino. Segundo os treinadores, esses resultados serão muitos difíceis de se repetirem, uma vez que alguns atletas “estouraram” a idade para o evento, mas a expectativa continua alta.

Entre os destaques da equipe, está a atleta Ana Lays Bayer, de 18 anos, que compete na modalidade do lançamento do martelo. Atualmente, Ana está na cidade de Trujillo, no Peru, para disputar o Pan-Americano de Atletismo Sub 20. Ao retornar ao Brasil, a atleta segue direto para Caçador para completar a equipe joinvilense. Recentemente, Ana ficou em terceiro lugar na prova da modalidade no Troféu Brasil de Atletismo e em segundo no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-20.

Outra promessa do time é a Samara Furtado, também de 18 anos. No Troféu, conquistou a quarta colocação na modalidade em que se ressalta, o lançamento do disco, que. Também há grande expectativa de bons resultados com os atletas Eduardo F. dos Santos, no arremesso do peso;  Ana Paula Vieira e Gabrielly Pespico nas provas de heptatlo e lançamento do dardo;  Carlos Tenfen na prova dos 800 e 1.500 metros; Rafaela Yavorski, no salto em distância; Vinicius Röcker, nos 110 metros com barreiras; e Pietra Russi, nas provas de 3.000 e 5.000 metros rasos.

Ana Lays e Samara recebem patrocínio da Rôgga Empreendimentos, que também apoia a equipe de atletismo de Joinville (Rôgga/Corville/Sesporte).

18jul 

LUV Motéis lança cartão para universitários

Com unidades em Joinville e Blumenau, o LUV Motéis, nova marca da antiga rede Pharras, lança cartão exclusivo para clientes universitários ou alunos de cursos técnicos. O cartão “U” garante 50% de desconto no valor da hospedagem, na última segunda-feira de cada mês, em qualquer suíte. O gasto mínimo para resgate é R$ 79 e o desconto não inclui itens de consumo. Para acesso à promoção, é preciso fazer cadastro no site www.luvmoteis.com.br.

Também com o cartão, em outros dias, o cliente acumula descontos de 5% no valor da conta em créditos para resgate posterior. Esse mesmo benefício é oferecido no cartão-fidelidade da rede, o “Infinity”. Para o cartão-fidelidade, não é necessário cadastro, basta solicitar na recepção do motel.

04jul 

Advogado comanda workshop sobre reforma trabalhista e terceirização, em Brusque

Sócio do escritório Daher Advogados e vice-presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), o advogado André Daher comanda, nesta quarta-feira, workshop sobre reforma trabalhista e terceirização, no Innovare Executive Hotel, em Brusque. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Santa Catarina (ABRH-SC) e dirigido a gestores industriais, contabilistas, gerentes e analistas de RH, entre outros públicos envolvidos nessa temática. Daher é mestre em Direito Empresarial do Trabalho, palestrante e professor em pós-graduação na Católica de Santa Catarina.

 

27jun 

Destaque internacional

A atleta joinvilense Tamiris de Liz (Rôgga/Corville/Sesporte), conhecida como Filha do Vento, competiu, no último domingo, dia 25, em disputa internacional na Alemanha, a Gala Bottrop. Ficou em 5º lugar nos 100 metros e em 6º nos 200 metros. “Competirei novamente nesta quarta-feira, na Espanha. Tenho certeza que conseguirei melhorar mais ainda meus resultados”, frisa a atleta de 21 anos, que atualmente treina na pista da Mesa College, em San Diego, no sul da Califórnia, sob a tutela do ex-atleta olímpico Zequinha Barbosa. De acordo com o técnico, a ideia é que a Tamiris realize as competições da temporada europeia para, consequentemente, participar, em agosto, do Campeonato Mundial de Londres, que é a grande meta de 2017. Tamiris de Liz recebe patrocínio da Rôgga Empreendimentos, que também apoia a equipe de atletismo de Joinville (Rôgga/Corville/Sesporte).