Menu

Blog

 10ago 

Revista Francisca celebra um ano com edição que traz 12 olhares sobre Joinville

 

Lançada em agosto de 2019, comprometida em oferecer “uma nova maneira de ler Joinville”, embasada no bom jornalismo, a Revista Francisca completa o primeiro ano com 370 páginas já publicadas nas 11 edições mensais produzidas até aqui. O número 12 deve circular até o final do mês em cerca de 30 pontos de distribuição, como postos de gasolina, supermercados, padarias e cafés, por onde os exemplares da revista chegam aos leitores – além das plataformas digitais, site, Facebook e Instagram. A edição de aniversário terá conteúdo especial, com análises de convidados sobre os rumos de Joinville, suas carências e pontos fortes, em áreas como negócios, empreendedorismo, direitos humanos, lazer, cultura e educação. Um ensaio assinado por fotógrafos que colaboraram com o projeto ao longo do ano, reunindo olhares distintos sobre a cidade, e um texto do escritor Donald Malschitzky, sobre a Serra Dona Francisca, que chama de “estrada com alma”, são outros destaques da edição.

Idealizada por sete jornalistas com vivência em veículos e na comunicação corporativa, a Revista Francisca buscou o horizonte da diversidade para nortear suas pautas. Dentre outros temas, em reportagens, artigos e entrevistas, as edições trataram de questões sociais palpitantes, como abuso sexual contra crianças e ressocialização de detentos, mas também de desenvolvimento urbano, infraestrutura, turismo e esporte. Nos últimos meses, Francisca abordou facetas da pandemia, como os impactos na produção cultural, na economia e na educação, além da situação dos idosos ante o isolamento. “A revista fecha seu primeiro ciclo anual deixando a marca registrada da melhor tradição do jornalismo: qualidade de apuração e texto, compromisso com temas relevantes à sociedade, sintonia com seu público”, analisa o jornalista Samuel Lima, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um dos coordenadores de pesquisa sobre sustentabilidade em jornalismo local realizada entre 2016 e 2019, que foi um dos fundamentos para o Projeto Francisca.

A advogada Cynthia Pinto da Luz, do Centro dos Direitos Humanos de Joinville (CDH), chama atenção para a “proposta de jornalismo inclusivo, instigante, conectada com os problemas sociais da cidade” que enxerga na revista, “uma opção jornalística de alta qualidade a nos referenciar em busca de dias melhores”. Já o artista visual Edson Busch Machado, diretor artístico do Instituto Juarez Machado, enaltece as “reportagens investigativas, comentários sobre a vida cultural da cidade, crônicas e histórias criativas” que encontra nas páginas da Francisca, “um marco de inovação e resistência da imprensa em nossa Joinville”.

A revista vem se posicionando no mercado como mídia qualificada. Órgãos públicos e empresas da região enxergam na revista “a idoneidade e a transparência que todo anunciante busca para sua marca, com conteúdo de qualidade e relevância”, sublinha o publicitário André Almeida de Souza, da agência Magica. (A edição de agosto da revista terá o fechamento comercial no dia 14; informações pelo whats 47-98403-2745.)

A equipe
Hoje, a gestão da Revista Francisca está a cargo dos jornalistas Guilherme Diefenthaeler, Ana Ribas Diefenthaeler e Jociane Nascimento. O projeto gráfico e a diagramação são do designer Fábio Abreu. Ana Carolina Diefenthaeler é a analista de redes sociais, responsável pelo Instagram. Também fazem parte da equipe, como colaboradores, os jornalistas Rubens Herbst, Carolina Mar, Jean Balbinotti e Cristiane Schmitz. O site da revista está hospedado na parceira Joinvix e a impressão é da Gráfica Volpato.

Comentários (0)

Os comentários estão fechados.