Menu

Blog

 28jan 

Ciser incrementa programa de inovação e estimula startups a desenvolver soluções

 

A maior fabricante de fixadores da América Latina quer ampliar as conexões com startups e outras empresas de tecnologia. Primeira indústria do setor a incorporar a inovação em sua cultura como estratégia de crescimento, em 2007, e com área dedicada ao tema desde 2008, a Ciser planeja consolidar, neste ano, a plataforma de inovação aberta Ciser + Inovação. É um passo além do prêmio de inovação tecnológica que a companhia lançou em 2008, com o objetivo de reconhecer os melhores projetos apresentados por estudantes universitários e de escolas técnicas. “O prêmio evoluiu, e agora faz parte de algo ainda maior, que vem a ser a nossa jornada de inovação”, resume Karoll Correia, supervisora de Inovação.

A iniciativa, que nasceu em 2019, promete ganhar corpo nos próximos meses. Um primeiro evento de relacionamento, no modelo conhecido por “demoday”, chegou a reunir dez startups, selecionadas pela aceleradora Spin para se apresentar aos gestores da companhia. Está nos planos ao menos um segundo encontro do gênero, além de intensificar o relacionamento com aceleradoras, outras grandes empresas, órgãos de fomento e universidades, compartilhando desafios voltados à inovação. “O objetivo é gerar ideias e resultados de forma ágil”, sublinha Karoll. A equipe já enumerou 11 frentes em que deseja estimular startups a propor soluções, como a implementação de “robôs colaborativos” para embalagem e paletização e o reaproveitamento de energias dissipadas nos processos de produção.

A Ciser aderiu ao Programa Nacional Conexão Startup Indústria, ligado à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério da Economia. O propósito é alavancar soluções e experimentar novas metodologias e processos, como também sensibilizar e capacitar empreendedores sobre a importância das conexões e aperfeiçoar o ecossistema de inovação. O edital Startup Indústria 4.0 premia com até R$ 80 mil cada startup que firmar conexão com uma grande empresa. Ao mesmo tempo, a startup tem oportunidade de validar sua solução no ambiente da grande indústria e receber mentoria. Recentemente, a Ciser formalizou duas conexões, uma com a catarinense Cheap2Ship, que atua com soluções logísticas, e a segunda com a mineira InspEasy, que entrega uma solução alinhada aos conceitos de indústria 4.0 para gestão preditiva da manutenção de máquinas.

Sobre a Ciser

Marca de excelência, a Ciser tem capacidade produtiva de 6 mil toneladas/mês e portfólio de 27 mil produtos agrupados em 436 linhas, para atender a 20 mil clientes em mais de 20 países. Aproximadamente 1.400 colaboradores estão divididos entre as unidades de Araquari/SC e Sarzedo/MG. As instalações se completam com o centro de distribuição e o centro administrativo, situados em Joinville.

A companhia, que completou 60 anos em 2019, investe em inovação tecnológica e conduz ações de responsabilidade socioambiental. Ao longo de seis décadas de investimentos, aquisições e ampliação dos segmentos em que atua, a Ciser se tornou uma das maiores empresas de Santa Catarina. Seus produtos cobrem diversos segmentos, como metalmecânico, construção civil, estruturas metálicas, eletroferragens, agronegócio, automotivo, linhas branca e marrom, petróleo e gás, eletrônica, ferroviário, moveleiro, varejo e atacado.

Comentários (0)

Os comentários estão fechados.