Menu

Blog

 29jul 

Reportagem de capa da Francisca 11 retrata os idosos em isolamento social

 

Faixa etária mais vulnerável ao novo coronavírus, os brasileiros maiores de 65 anos enfrentam tempos particularmente difíceis em decorrência da pandemia, que amplia o isolamento social dessa camada da população. Sem poder ver seus familiares, e precisando de apoio para atividades elementares, os idosos dependem de seu entorno – filhos, netos, amigos –, mas com mínimo contato. Como driblar a solidão inerente a esse contexto? É disso que trata a reportagem de capa da edição 11 da Revista Francisca, assinada pela jornalista Jociane Nascimento.

De acordo com a prefeitura, Joinville tem aproximadamente 53 mil idosos e há, na cidade, 45 instituições de longa permanência regularizadas que, desde março, início da pandemia no país, são monitoradas pela Secretaria da Saúde. O monitoramento tem como foco a limitação de visitas, a higienização e isolamentos em casos confirmados. A reportagem mostra um pouco desse trabalho de organismos públicos e instituições, como também algumas histórias de pessoas que vêm encarando o momento com resiliência, sabendo o quanto o resguardo é importante para a saúde de todos. “Vejo esse período como uma redenção e um resgate da nossa humanidade”, sustenta, na matéria, o geriatra João Roberto Maia, para quem a situação atual não trouxe, ainda bem, um maior descompromisso das famílias.

Francisca # 11 também mostra o crescimento das adoções de animais de estimação, como antídoto contra a pandemia, e fala do impacto da arte na vida das pessoas, com o trabalho de inclusão realizado pelo Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento, o IMPAR, e um apanhado dos 50 anos de atuação da Escolinha de Artes Infantis da Casa da Cultura de Joinville. Ainda neste número, artigos de convidados discorrem sobre o “novo normal” nos segmentos de turismo e de eventos e o juiz eleitoral de Joinville, Márcio Fontes, explica como serão as eleições municipais deste ano, adiadas para novembro.

Comentários (0)

Os comentários estão fechados.