Menu

Blog

 23jan 

Consumo consciente de água deve ser prática diária

 

O consumo consciente de água é um conceito que vem sendo difundido cada vez mais no mundo todo. A ideia é que cada habitante adote medidas que diminuam o consumo, contribuindo assim para o meio ambiente, com a preservação do recurso natural. A concessionária Águas de São Francisco do Sul apoia tais indicações e, além de implantar medidas que evitam desperdício em sua operação, estimula clientes a tomarem certos cuidados que contribuem para o consumo consciente.

A caixa d’água, por exemplo, é um grande aliado do morador. O item é indispensável para evitar o desabastecimento quando há baixa pressão na rede. Renee Chaveiro, supervisor de manutenção da empresa, explica que quando o consumo aumenta muito, os moradores sem caixa d’água são os que mais sofrem. Com a reserva e com uso consciente, a probabilidade de ficar desabastecido diminui.

Em períodos de alta temporada, algumas práticas podem ser adotadas, virando rotina ao longo do ano, como evitar lavar carros com mangueiras, irrigar gramados, jardins e floreiras, fazer a reposição ou troca de água de piscinas e lavar calçadas e muros indiscriminadamente.

Confira algumas dicas para consumo consciente de água:

– No banho, só abra a torneira do chuveiro quando entrar de fato. Banho de ducha por 15 minutos, com a torneira meio aberta, consome 243 litros. Se fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para cinco minutos, o consumo cai em 33%.

– Se molharmos a escova e fecharmos a torneira enquanto escovamos os dentes e enxaguarmos a boca com um copo de água, podemos economizar mais de 96% de água do que com a torneira aberta.

– Limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo. Coloque água na cuba até a metade para ensaboar. Enquanto isso, feche a torneira. Coloque água novamente para enxaguar. Essa medida pode levar a uma economia de 90%.

– A válvula hídrica do vaso sanitário acionada por seis segundos gasta 10 litros de água. Quando o aparelho está defeituoso, o gasto pode chegar até 66% a mais. Por isso, faça sempre uma revisão.

– Molhe as plantas de manhã cedo ou à noite, quando a evaporação é menor. Com esses cuidado pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia.

Comentários (0)

Os comentários estão fechados.