O bairro Jardim Sofia, em Joinville, foi o local escolhido para a quarta unidade da escolinha de basquete do projeto Brascola-Univille. Crianças e jovens de 8 a 16 anos treinam duas vezes por semana na quadra da Escola Senador Rodrigo Lobo. São 110 participantes. Para o técnico Anníbal Pires de Oliveira Júnior, “o maior objetivo da escolinha é oportunizar que os jovens tenham contato com o basquete e permitir a inclusão pelo esporte”. Ele justifica que o foco não é formar profissionais: “Se teremos futuros jogadores, será consequência do nosso trabalho. O mais importante é permitir que pratiquem esporte”.

O projeto, que existe desde 2008, surgiu em parceria da indústria Brascola com a Univille, para promover a inclusão social de crianças e jovens carentes por meio da atividade esportiva. As outras três unidades estão instaladas no Colégio da Univille, bairro Bom Retiro, na Fundação Pauli-Madi, bairro Itinga, e em Araquari, na Escola Prefeito Higino Aguiar. Cerca de 500 crianças e jovens participam do programa. “Mas há planos de expandir o projeto, pois o número de cadastrados que têm interesse em entrar na escolinha é de aproximadamente 800 pessoas”, relata Ana Paula Tibiriçá, coordenadora de marketing da Brascola. A empresa também é patrocinadora da equipe de basquete de Joinville, o Ciser/Araldite/Univille, e do time de futsal da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), de São Paulo.

Assessoria de Imprensa Brascola em Santa Catarina. Mercado de Comunicação. Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaeler (reg. prof. 6207/RS). Texto: Keila Tyler. Tel. (47) 3025-5999.