“Anel de Ferrara” representa ganho de visão de 80% em pacientes com ceratocone

O oftalmologista Adhemar Devienne Jr., do Hospital Dona Helena, realizou a primeira cirurgia de implante de “anel de Ferrara” da instituição. Trata-se da técnica mais avançada para tratamento do ceratocone, doença que atinge uma em cada mil pessoas no mundo, e que degenera e deforma a córnea. O anel, feito de um tipo especial de acrílico, corrige a curvatura da córnea e auxilia o paciente a recuperar, em média, 80% da visão, que é prejudicada pela doença. 

O ceratocone atinge principalmente jovens e adolescentes, e, se não tratado, causa prejuízos sérios à visão, como distorção de imagens e sensibilidade elevada à luz. A indicação mais usada para o tratamento é o transplante de córnea, que exige uma espera desgastante, segundo o médico: “Já tive pacientes que aguardaram três anos por um transplante de córnea e ainda correram o risco de rejeição, de 20%”. 

A cirurgia de introdução do anel é simples, leva cerca de 15 minutos, e necessita apenas de incisão de menos de um milímetro. “Uma das maiores vantagens dessa técnica é o fato de não necessitar de muito tempo de recuperação. No dia seguinte à cirurgia, o paciente já tem ganhos na visão, coisa que demora meses no caso do transplante”, explica Adhemar. O especialista completa dizendo que o hospital passa, com a técnica mundialmente reconhecida, a utilizar o que há de melhor para o tratamento do ceratocone. 

Assessoria de Imprensa Hospital Dona Helena.  Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaeler (reg. prof. 6207/RS). Texto: Jouber Castro. Tel. (47) 3025-5999.