Para quem gosta das baixas temperaturas, o fondue é a cereja no bolo das noites frias. E nesse ano, o hotel Anthurium comemora 20 anos de sucesso da iguaria, criada na Suíça no século passado, em Joinville com mais um grande festival, de 15 de maio a 30 de agosto. Neste período, todas as quintas, sextas e sábados, das 19h às 23h, casais e apreciadores da boa cozinha poderão encontrar o mais tradicional fondue da cidade no aconchegante Anthurium Bistrô. A varanda, com bela vista dos jardins e do novo lounge iluminado por velas, estará decorada com motivos românticos.

Serão duas opções de combinação. A primeira conta com carne bovina e de ave a bourguignonne (cozida) ou ao óleo (frita) com os seguintes acompanhamentos: molhos roquefort, raiz forte, gengibre, laranja e mostarda; cesta de torradas e pães; talos de palmito, cenoura, salsão, picles; azeitonas pretas, aros de cebola fritas e tomates recheados. A segunda combina queijo (emental e gruyère, ao molho de vinho branco e vodka, servido com cesto de pães e aros de cebola) e chocolate (ao leite caseiro Prawer de Gramado/RS, com creme de avelã, uva, tangerina, banana flambada ao molho de laranja, wafer e suspiro, e uma caneca de café capuccino para complementar).

O fondue mais famoso de Joinville custa R$ 110 por casal. O hotel Anthurium reservou um clima especial para o dia dos namorados. Em 12 de junho, por R$ 139, os casais da cidade poderão desfrutar do cardápio acima com direito a espumante e licor. O Anthurium Parque Hotel fica na rua São José, 226, no centro de Joinville. O telefone é (47) 4009-6299. Para reservas, reservas@anthurium.com.br.

VOCÊ SABIA?

- Originalmente “fondue” é uma palavra feminina, que corresponderia, em português, a “fundida”. Por isso, o correto seria dizer “a fondue”. Mas pouca gente o chama (ou a chama) dessa maneira.

- Os suíços “inventaram” o fondue em meio à Segunda Guerra Mundial, numa região próxima à fronteira com a França, como alternativa de alimentação para os camponeses que moravam em regiões montanhosas.

- A iguaria ganhou fama na década de 50, quando um chef passou a servir o prato em Nova York. Hoje, é visto como um prato refinado.

- A lamparina que aquece o fondue é chamada de rechaud, ou espiriteira

- Fora o formato suíço, há uma outra maneira de prepará-lo: o chamado “fondue chinoise”, ou fundida chinesa, é feito à base de carne, peixe e legumes, com caldo de carne e especiarias.

Assessoria de Imprensa Anthurium Parque Hotel. Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaeler (reg. prof. 6207/RS). Texto: Jouber Castro. Mercado de Comunicação. Telefones: (47) 3455-1395 e (47) 3025-5999.