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 23jan 

A importância de mapear stakeholders na comunicação

 

Para quem não conhece, o portal “Comunique-se” possui uma plataforma de cursos online muito interessante. Na última sexta-feira participei pela primeira vez, cursando a oficina “Mapeamento de Stakeholders – como identificar e elaborar projetos de comunicação”. A experiência foi muito enriquecedora e rendeu algumas conclusões que descrevo brevemente aqui. Abaixo também deixei um modelo de roteiro para mapeamento de stakeholders, sugerido pela professora Neuza Serra, responsável pelo curso. Por Letícia Caroline.

Você já ouviu falar em stakeholders? O conceito, muito utilizado em administração e gestão estratégica, se refere aos variados públicos que uma empresa se relaciona. Atualmente, a comunicação vem adotando o conceito para substituir a ideia de público-alvo. Mais abrangente , a ideia de stakeholder auxilia nos processos comunicacionais.

Funcionários, clientes, fornecedores, governo, entidades fiscalizadoras, imprensa, são alguns exemplos de stakeholders. O ideal é fazer um mapeamento desses agentes, identificando suas características e monitorando continuamente seus comportamentos. Um stakeholder pode mudar de característica e comportamento de acordo com a situação apresentada. Esse mapeamento vai gerar uma matriz de ações que, por sua vez, dará origem a uma política de relacionamento.

Abaixo segue um roteiro para basear o mapeamento de stakeholders

1. Quem são os stakeholders no projeto?

2. Qual é o direito, alegação ou interesse que eles têm no projeto?

3. Quais são as oportunidades e desafios que os stakeholders apresentam à equipe do projeto?

4. Quais as obrigações ou responsabilidades a equipe do projeto tem para com os stakeholders?

5. Quais os pontos fortes, as fraquezas e as possíveis estratégias que os stakeholders podem usar para atingir seus objetivos?

6. Quais os recursos disponíveis aos acionistas para que eles implementem as suas estratégias?

7. Será que quaisquer desses fatores fornecem aos stakeholders uma posição favorável em relação ao efeito desses sobre o futuro do projeto?

8. Quais estratégias devem ser desenvolvidas e empregadas pela equipe do projeto para lidar com as oportunidades e desafios apresentados pelos acionistas?

9. Como a equipe do projeto fica sabendo se está gerenciando bem ou não os stakeholders do projeto?

Para conferir a agenda de cursos: http://www.escoladecomunicacao.com.br/

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